Visita ao EVOA – Reserva Natural Estuário do Tejo
- ASPEA
- 2 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Visita ao EVOA – Reserva Natural Estuário do Tejo com o Colégio de Santa Maria (CSM) de Lisboa
No âmbito do projeto MyO_R2O foi realizada no passado dia 02 de outubro de 2015 uma saída de campo ao EVOA com cerca de 60 alunos do CSM, escola parceira no projeto.

O EVOA (Espaço Visitação e Observação de Aves) localiza-se na Lezíria de Vila Franca de Xira, dentro da Reserva Natural do Estuário do Tejo. O estuário do Tejo é a zona húmida mais importante e extensa de Portugal. É considerada uma das dez mais importantes da Europa, principalmente devido às aves aquáticas migradoras.
Chegam a estar no estuário mais de 120.000 aves. E podem ser observadas, ao longo do ano, cerca de 200 espécies de aves diferentes.
Na parte da manhã foi realizado um percurso interpretativo da paisagem associado à lezíria e estuário do Tejo, uma sessão de observação de aves na lagoa principal, um jogo dos sons onde os alunos treinaram este sentido ao tentar distinguir o som de diferentes aves. Foram feitos jogos no exterior, A Migração das aves e as zonas húmidas e as Relações entre os seres vivos, com observação com microscópios e recurso a esquemas e chaves dicotómicas, entre outras atividades para identificação de animais através das pegadas, etc. Viram ainda uma ave migratória vinda de França a ser anilhada (pisco de peito azul).
Da parte da tarde foi feita uma visita aos campos de arroz acompanhada por um eng. da Companhia das Lezírias. Dado que a região de produção está integrada na Zona de Protecção Especial à Reserva Natural do Estuário do Tejo, o sistema de produção, no que respeita à mobilização dos solos e aos produtos utilizados na sua correcção, é especialmente cuidado, tendo como preocupação a preservação do solo, da avifauna ali existente e de todo o ecossistema envolvente.
Foi um sucesso a visita! Os alunos adoraram e tiveram oportunidade de conhecer melhor a importância do Estuário do Tejo tanto para o Homem como para as inúmeras espécies de seres vivos que nela têm o seu habitat temporário ou permanente.

